A partir das aulas de MTP, passei a ver com outros olhos tudo aquilo que leio, em especial os textos oriundos da internet. Sempre busquei sites, livros e revistas conceituadas e aparentemente confiáveis, mas agora a minha criticidade ficou ainda mais aguçada.
É importante saber diferir aquilo que realmente ocorreu, existe e é verídico, daquilo que pode estar sendo utilizado de forma a atrair leitores, criar polêmica e sensacionalismo.
Precisamos desenvolver um filtro pessoal para que não nos deixemos levar por idéias vazias e sem fundamento, e que consigamos absorver somente aquilo que realmente seja proveitoso e vá acrescentar algo ao nosso crescimento.
O mesmo cuidado deve ser tomado quando estivermos do outro lado, na posição de autores. O que quer que se escreva deve ser cuidadosamente elaborado de modo que as pessoas que terão acesso ao seu material possam crer naquilo que lêem. Um erro pode ser fatal à credibilidade do seu texto.
Desse modo, não faça plágios, ou seja, cópias não autorizadas de material alheio, utilizando-o como se fosse original e criado por você! Além disso, sempre que utilizar uma idéia que não é sua, faça as citações atribuindo a autoria a quem é de direito.
A princípio pode parecer complicado mas à medida que se pratica tudo vai se tornando mais fácil e prazeroso. E ao contrário do que muitos pensam, dizer que parte do conteúdo, do texto ou da frase não são seus não diminui a qualidade do seu texto. Pelo contrário! Seu trabalho ficará mais rico, mais completo e muito mais crível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário